“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Sua Palavra!”Sl119-9

Domingo foi o dia da Bíblia

E depois de ouvir jograis, teatro sobre o tema.Refleti como a humanidade está distante do que a Palavra de Deus diz.

Vemos corrupções a mão cheia!Pessoas que se dizem Cristãos ,carregam a Bíblia e  no entanto,estão como Jesus falou aos fariseus

…são sepulcros caiados. (Mateus 23.27)

O exemplo disso há poucos dias, podemos presenciar a cena da “oração “dos políticos que recebiam propina. Pessoas estas que estão lá por conta de um voto de alguém humilde de uma igreja, que acreditou em sua promessa de campanha,ou mesmo por ser tão simples,nem ao menos sabia o porque estava votando,indo talvez,pela idéia de outro ou mesmo por interesse próprio.

No entanto verificamos que há homens de fé que realmente professam o nome de Jesus e levam a Preciosa semente aos sedentos por paz;são raros,mas preciosos,dá pra perceber claramente o brilho de Cristo em seus olhos.Estes,com seu testemunho curam vidas,tal como Pedro ,que sua própria sombra curava pessoas.(Atos 5.15,16)

Por isso, devemos observar atentamente e atender ao que Jesus falou:

“Pelos seus frutos os conhecereis…(“Mateus 7. 16)

About these ads

Uma resposta

  1. OS FALSOS PROFETAS
    Em sua primeira epístola o apóstolo João adverte a igreja acerca dos falsos profetas. Sabemos que o falso aparece para copiar, imitar o que é verdadeiro, porém o profeta verdadeiro é usado por Deus, enquanto o falso é usado pelo inimigo para: confundir, enganar e deturpar o que é correto. Naquela época existiam falsos profetas tentando passar ensinos distorcidos “Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.” (I Jo 4:5).
    I – O QUE É PROFETA?
    1.1- Conceito – É aquele que transmite a mensagem de Deus, inspirado pelo Espírito de Deus. O termo Profeta no hebraico significa (Nabi, Dt. 18:18), ( pastores – raáh ) (Vidente – ro´eh, I Sm. 9:9) – pessoa com capacidade de perceber as coisas do ponto de vista de Deus ;(Sentinelas – Tsaphá) (Homem de Deus) – homem que pertencia primeiramente a Deus e totalmente dedicado á sua causa, no Grego (Prophetes) : uma pessoa chamada ou nomeada para proclamar a palavra de Deus.
    1.2- Funções dos Profetas – Os profetas de Israel foram chamados individualmente e ungidos por Deus para o serviço de emergência, em contraste com o serviço regular dos sacerdotes, anciãos e reis. As funções são classificadas em:
    Porta – voz especial de Deus – O termo “profeta” (Heb., nab; gr. Prophetes) significa “falar por” ou representar. Sua tarefa mais importante em agir como embaixadores ou mensageiros divinos, anunciando a vontade de Deus para o seu povo, especialmente em tempo de crise.
    1.3- Profecia -É revelação inspirada, sobrenatural e única do conhecimento e da vontade de Deus. A profecia bíblica tem dois objetivos básicos:
    Manifestar os fatos concernentes a Deus e as suas relações com a humanidade.(Is. 49:6; Sl. 3:8)
    Declarar os seus decretos em momentos de crise espiritual, visando preservar as alianças e concertos estabelecidos entre o Eterno e o seu povo.(Gn. 49:18; I Cr. 16:23)
    1.4- No Antigo Testamento – O profeta era uma pessoa sob a inspiração do Espírito Santo. Porta voz oficial da divindade, sua missão era preservar o conhecimento divino e manifestar a vontade do único e verdadeiro Deus. Era a pessoa devidamente vocacionada e autorizada por Deus para transmitir a mensagem divina (Ez. 2:1-10). O profeta Elias por exemplo teve um confronto diante os profetas de baal no monte Carmelo (I Rs 18:19).
    1.5- Classes de profetas – Os profetas de Israel remontam aos antepassados Abraão, Moiséis e Samuel, que foram denominados “profetas” ( Gn 20:7; Dt. 18:15; Ism 3:20).
    Eles podem ser divididos em dois: Profetas da “palavra” e Profetas da “Escrita”
    Profetas da palavra- Aqueles que transmitiam a mensagem verbalmente. Exemplos: Elias, Natã,Azarias.
    Profetas da Escrita – Quase todos os profetas da escrita escreveram depois de terem sido profetas da palavra. Exemplos: Isaias, Zacarias, Amós, Jonas Oséias e outros.
    1.6- “Profetizar”- é muito mais que predizer eventos futuros. Na verdade a primeira preocupação do profeta é falar a Palavra de Deus para as pessoas do seu tempo, convocando – os á fidelidade do concerto.
    1.7- No Novo Testamento – Nesta atual dispensação, o Dom profético tem como função: corrigir, consolar e exortar o povo de Deus; jamais modificar artigos de fé, alterar doutrinas ou trazer novas revelações (I Cor 14:15-40; Ap. 22:18-19). Os que hoje são usados pelo Espirito Santo com o dom profético não mais possuem a autoridade e as prerrogativas dos mensageiros divinos dos tempos bíblicos.
    II – ADVERTÊNCIAS SOBRE OS FALSOS PROFETAS
    Diz o apóstolo João: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo” (I Jo 4:1-3).
    Significa que não devemos crer em tudo o que ouvimos, somente porque diz ser uma mensagem de Deus. Existem muitas formas para testar os ensinadores e discirnir se sua mensagem é verdadeiramente do Senhor. Uma delas é conferir se suas palavras estão de acordo com o que Deus diz na Bíblia. Outros testes incluem seu comprometimento com o corpo de Cristo (I Jo 2:19), seu estilo de vida (I Jo 3:23,24), e o fruto do seu ministério (I Jo 4:6). Os falsos profetas ensinam conceitos hereticos no que se diz respeito a nossa salvação. “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”(Mt.24:24) Nosso mundo está cheio de vozes reivindicando falar por parte de Deus. Portanto é importante observar os seus frutos. Aplique estes testes para verificar se estão realmente falando a verdade de Deus. “Tem se levantado no mundo” – No mundo onde vivemos podemos, observar muitas igrejas se levantando para profetizar o nome de Jesus. O falso profeta está especialmente sujeito aos estados frenéticos da mente, o que faz que ele profetize, embora o conteúdo de tal atividade não seja claramente explicado ( I Rs 22:10).
    III – CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS PROFETAS
    3.1 -Tem uma mensagem falsa – A atitude do falso profeta é condenada nas escrituras, porque ele fala uma palavra não autêntica: “Profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dizem aos que só profetizam o que vê o seu coração: ouvi a palavra do Senhor”. (…) Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram (Ez 13:2, 3).
    3.2 -Trazem ensinos distorcidos – Seus ensinamentos são contrários ao ensinamento da palavra de Deus. ( Dt.18:20; Is.9:15; Jer. 14:13; Ez.13:3, Mt. 7:15); II Pe 2:1; I Jo:1)
    IV – OS PROFETAS NO NOVO TESTAMENTO E OS FALSOS PROFETAS
    4.1 – Os profetas descritos no Novo Testamento eram homens que falaram por impulso imediato do Espírito de Deus pela inspiração. Não eram, essencialmente, homens que prediziam o futuro, embora isso também ocasionalmente ocorresse ” E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;”(At, 21:10). Também eram mestres inspirados. Não dependiam do corpo de mestres reconhecido, exclusivamente. Mas podemos supor que suas profecias concordavam, de modo geral, com os ensinamentos cristãos revelados e escritos, pois, do contrário, suas profecias seriam refutadas falsas. (Lc. 6:26; II Pe 2:1).
    4.2 – “… muitos falsos profetas…” O movimento gnóstico era uma real ameaça á igreja cristã na Ásia Menor, e conseguia convertidos á sua causa dentro do próprio cristianismo. O conhecimento gnóstico era mediado: mágica, mística e cerimonialmente, e em nada glorificava a Cristo. Por conseguinte, era um reconhecimento espúrio. O verdadeiro conhecimento consiste de reconhecermos o Senhor Jesus Cristo como salvador, entregando-lhe a alma, “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encoberta mente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesma repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”(II Pe. 2:1-3). Podemos observar a atuação dos falsos profetas no período presente desde o dia de pentecostes (Mt 7:15; 24:11,24; Mc. 13:22, At. 13:6; I Jo 4:1).
    4.3 – “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos”(Mt. 24:4-5). Neste texto os discípulos de Jesus perguntaram quais os sinais da sua volta e o final desta era, porém Jesus lhes disse: “acautelai-vos que ninguém vos engane.”A única maneira segura de não ser enganado é manter o foco em Cristo e em suas palavras. Hoje vivemos em uma sociedade onde os valores éticos estão distorcidos, através de religiões e teologias que falam de prosperidade e uma busca constante do materialismo. No final do tempos surgirão muitos falsos profetas buscando partidarismo religioso com o aparecimento da besta no período da escatologia (Ap.16:13; 19:20; 20:10).
    Podemos concluir que os falsos profetas eram realidades diante da igreja, hoje ainda encontramos muitos falsos profetas.”Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.”(Dt.18:22). Sabemos que a finalidade desses falsos profetas é de distorcer, enganar e imitar a mensagem de Deus no ministério profético. João nos mostra a importância de discernimento para reconhecermos o que é falso.”Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro”(I Jo 4:6).

    Abraços
    Leliane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 464 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: